Blog

Fique por dentro dos melhores roteiros e dicas para você viajar tranquilo.

Publicado em 21/02/2023

Gramado - Guia completo da Cidade Luz na Serra Gaucha

Gramado é um dos destinos mais encantadores do Brasil. Localizado na região da Serra Gaúcha, a 123 km de Porto Alegre, é um refúgio de charme e belezas únicos que acolhem a alma, sendo perfeito para casais apaixonados.


Com construções inspiradas no clima europeu e um frio aconchegante, a cidade oferece chocolates, vinhos, decorações típicas, belas paisagens repletas de hortênsias e uma festa de Natal inesquecível.


E não são apenas os pombinhos que se apaixonam pela cidade, famílias e viajantes solo também.


O que fazer em Gramado


Começamos com a Rua Coberta. O telhado translúcido ricamente enfeitado por plantas garante um dos pontos mais marcantes da cidade. Ela também fica em frente ao Palácio dos Festivais, onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado.


O Lago Negro é parada obrigatória para observar os gansos, tomar um chimarrão e andar de pedalinho. Já a Igreja de São Pedro é a mais famosa da cidade e merece a visitação pela arquitetura impactante e bela.


Para quem está viajando com crianças, o Mini Mundo é o passeio perfeito, com diversas construções em miniaturas. Ainda para os pequenos – e por quê não, para os adultos também – há a Snowland, um parque cheio de atividades com neve de verdade!


O Le Jardin é um passeio mais tranquilo para os que desejam conhecer mais a fundo os benefícios terapêuticos da lavanda. E a Praça das Etnias possui construções dos principais povos que chegaram até a cidade: italianos, alemães e portugueses.


O município tem o seu próprio museu de cera, o Dreamland. E para os amantes de chocolate, temos duas indicações de lugares deliciosos: o Mundo de Chocolate, um parque com esculturas feitas do doce e o Reino do Chocolate, que conta a história do cacau através do tempo.


Existem, ainda, todos os passeios de Canela, que fica a apenas 15 minutos de Gramado.


Onde ficar em Gramado


O que não falta na cidade são locações bonitas, confortáveis e repletas de beleza, com vistas incríveis para a serra e bem localizadas.


Hotéis em Gramado


O Hotel Colline De France foi o grande vencedor do prêmio de melhor hotel do mundo. De fato as acomodações são extremamente luxuosas e belas. Contudo, a cidade conta com muitas outras hospedagens aconchegantes e sofisticadas.


Pousadas em Gramado


As pousadas em Gramado são muito confortáveis e charmosas. Os ambientes são bem românticos e aconchegantes, contando lareiras, cafés da manhã fartos e vistas belíssimas dos arredores.


Chalés em Gramado


Ficar hospedado em um chalé em Gramado é uma experiência ainda mais romântica, pois as acomodações são ainda mais privativas e possuem incríveis vistas floridas.


Resorts em Gramado


Os resorts em Gramado apresentam uma infraestrutura super bem elaborada, contando com cafés da manhãs completos e deliciosos, SPA, hidromassagem, quartos grandes e bem decorados, tudo cuidadosamente pensado para uma estadia confortável.


Airbnb em Gramado


Seguindo o padrão do bom gosto das acomodações da cidade, os airbnbs em Gramado são igualmente bem localizados, aconchegantes e muito românticos!


Onde comer em Gramado


A cidade é famosa pelas comidas sofisticadas e pelos chocolates deliciosos! O Chocolate Planalto oferece o pacote completo: um chocolate quente e comidas maravilhosas no café da tarde, sendo ainda possível comprar umas barrinhas para depois. E a Casa da Velha Bruxa é um ponto obrigatório para um café especial.


E claro que ao visitar a serra é essencial apreciar um bom fondue, com destaque para o da Vue de la Vallée. Para quem quer uma experiência de alta gastronomia, o La Table D´Or Mediterranée é uma ótima pedida e, para comer bem por um valor mais acessível, a Trattoria Boniatto é outra boa opção!


Quando ir para Gramado


A região da Serra Gaúcha fica ainda mais charmosa durante o inverno. O friozinho acolhe e deixa os visitantes ainda mais apaixonados pela vista. Além desses meses, a partir de outubro, seguindo por novembro, dezembro e janeiro, a cidade fica toda temática e recebe as apresentações do Natal Luz, um conjunto de atrações imperdíveis.


Fora dessas épocas é a baixa temporada, com preços menores e menos movimento. Contudo, região continua bela e convidativa.


Natal Luz em Gramado


Um dos eventos mais conhecidos e esperados é o Natal Luz. As comemorações começam em outubro e vão até janeiro. O município fica todo enfeitado e atrações temáticas pagas e gratuitas ganham as ruas. Há diversas apresentações de teatro, avenidas e prédios são decorados, muitos shows de paradas e orquestras, transformando Gramado na Cidade Mágica do Natal.


O espetáculo é incrível tanto para adultos quanto para crianças e vale muito conhecer!


Fonte: Dicas de Viagem