Blog

Fique por dentro dos melhores roteiros e dicas para você viajar tranquilo.

Publicado em 21/02/2023

Foz do Iguaçu - Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Foz do Iguaçu é um destino que vai te levar a conhecer uma das sete maravilhas do mundo: as famosas Cataratas do Iguaçu. Apesar da fama, a beleza exuberante da cidade não se limita às enormes quedas d’água. Há muito mais para conhecer e se encantar.


Localizada no extremo oeste do Paraná e popularmente conhecida como a Terra das Cataratas, a cidade tem dois parceiros que completam o eixo turístico: a Argentina e o Paraguai. A tríplice fronteira possibilita a oportunidade de pisar em três países em uma única viagem (ou ao mesmo tempo, se você visitar o Marco das Três Fronteiras).


Antes de citar detalhes sobre o município, saiba que esse destino é um lugar para ir e nunca mais se esquecer. Sem dúvidas, quem visita Foz do Iguaçu sai de lá tentando mensurar a riqueza das belezas naturais que moldam o Brasil.


O que fazer em Foz do Iguaçu


Difícil mesmo é falar sobre as atrações de Foz do Iguaçu sem citar as Cataratas do Iguaçu. O lugar merece ser o topo da lista, pois vale a pena viajar de qualquer lugar do mundo para ver as mais de 200 quedas d’água e a rica vegetação do local. Não é à toa que a região é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.


Você também pode ver as quedas d’água por um outro ângulo, para isso, descubra as Cataratas do Iguaçu do lado Argentino.


As Cataratas ficam no Parque Nacional do Iguaçu e lá é possível, além de visitar um dos cartões postais da cidade, fazer trilhas, como a do Poço Preto e das a Bananeiras, praticar atividades de ecoturismo, passear de barco para ir até mais próximo das quedas de água e, ainda, comer no restaurante Porto Canoas, ouvindo o barulho das cataratas.


A Usina Itaipu é outro atrativo muito legal para conhecer. O tamanho do lugar impressiona e revela o poder da engenharia moderna. Além disso, em Itaipú, você pode aproveitar para ter uma visita panorâmica do local, visitar o Refúgio Biológico, o Pólo Astronômico, o Ecomuseu e fazer um passeio de catamarã.


O Templo Budista, a Mesquita de Foz e o Parque das Aves também são opções para entrar no seu roteiro. E, se quiser esticar um pouquinho mais a viagem, aproveite para fazer compras no Paraguai e dar um pulinho na Argentina. Tudo fica bem próximo e são ótimas oportunidades para viver experiências internacionais.


Onde ficar em Foz do Iguaçu


Os melhores lugares para ficar em Foz do Iguaçu são no centro e nas regiões próximas da Avenida das Cataratas (avenida que liga o centro ao Parque Nacional do Iguaçu). No geral, a cidade tem uma extensa rede hoteleira, com ótimas opções de hotéis, pousadas e resorts para todos os bolsos.


Onde comer em Foz do Iguaçu


O prato mais típico da região é o Dourado, um delicioso peixe que é encontrado no Rio Paraná. Não deixe de experimentar essa saborosa carne branca e macia enquanto estiver por lá. E, claro, reserve um dia também para comer churrasco, o clássico das cidades do sul do Brasil.


A Terra das Cataratas também oferece uma culinária com gostinho de outras regiões, como, por exemplo, comida baiana, mineira, paulista e, ainda, pratos árabes, indianos e chineses. Para quem vai atravessar a fronteira, há as possibilidades do Paraguai e da Argentina, como o famoso bife de chorizo e a tradicional parrillada.


Assim como pontos turísticos, hotéis e locomoção, a gastronomia é um quesito importantíssimo para deixar a sua viagem ainda mais atrativa. Nada como conhecer lugares novos, comer e dormir bem.


Quando ir para Foz do Iguaçu


Foz do Iguaçu é um destino para ir em qualquer época do ano. Porém, você pode avaliar qual época mais te agrada, analisando algumas características das estações climáticas.


Por exemplo, embora o verão seja um período quente e com muita chuva, é a fase que as quedas d’água se intensificam e tornam-se mais volumosas. O inverno, por sua vez, é mais fresco, com menos chuvas, e as cataratas ficam mais definidas e delineadas.


Meses de férias e feriados costumam atrair bastantes pessoas para a Terra das Cataratas. Considere essa informação caso prefira ir para a cidade com menos aglomeração.


Fonte: Dicas de Viagens